Fala pessoal, hoje vou tratar um tema que sempre foi um dilema na minha vida. Continuar técnico ou virar gestor?
Desde cedo sempre tive vontade de crescer e ocupar cargos de “chefia”, mas não tinha noção do que era liderar ou ser referência. Na minha trajetória tive bons exemplos do que eu queria ser e principalmente, exemplos do que eu NÃO queria me tornar quando me tornasse um “chefe” (vou chamar daqui pra frente de responsável pelo time)
No mercado de trabalho existe um clássico. O colaborador que é um excelente técnico quase sempre é promovido à chefe do time. E o mesmo colaborador que é um excelente técnico, quase sempre também é PESSIMO no trato com pessoas (e talvez ele nem quisesse estar ali como responsável pelo time). E as empresas nunca olhavam para isso, até há poucos anos atrás.
Com isso, culturas não muito agradáveis se criam, e a empresa fica um lugar insustentável para trabalhar. Isso reflete não só nas entregas do time, mas nos colaboradores. As síndromes começam e a bola de neve começa. Cultura SEMPRE vem de cima. Se o diretor for um cara que consegue implementar uma cultura segura, em um ambiente seguro, toda a empresa vai ser assim.
Agora, você que está nesse mesmo dilema, aqui vão alguns pontos que você precisa considerar:
Pressão: Sim, meu caro, esteja acostumado com a pressão. Como já dizia Joel Jota, pressão é privilégio. Então, se estão te colocando pressão, estão te cobrando, é porque sabe que você pode ou deve entregar mais. É importante você ter inteligência emocional e conseguir lidar com essa pressão.
Carreira dos seus colaboradores: Outro ponto, você não é mais responsável pelo número. Mas é responsável pelas PESSOAS que entregam esse número. Veja, é uma diferença ENORME. As pessoas dependem da sua liderança para conseguir entregar esse número. E mais, elas depositam em você fé que você irá brigar por melhores condições de trabalho (salário e demais coisas). Então, sim, você ganhou essa responsabilidade de saber vender o seu time.
Comunicação: Quando falo de comunicação, me refiro a conseguir ser claro, conciso e principalmente saber passar o tom das mensagens. Você agora é responsável pelo que você fala e é responsável se o outro entendeu. (sim, já até pedi pra repetir o que eu falei só pra ter certeza que a pessoa entendeu)
Ser o exemplo: SEMPRE lidere pelo exemplo. Seja o primeiro a chegar, último a sair. Se eu quero que meu time seja certificado, vou ser o primeiro a ter a certificação. Se eu quero criar senso de união, eu vou estar com o time nas piores horas. SEMPRE seja o exemplo. Você é obrigado a conhecer todos os nomes, rostos e nuances do seu time.
Esses são poucos pontos (porque existem MUITOS) para que você, caso esteja pensando em uma carreira de gestão, considere que serão suas próximas responsabilidades.
Posso garantir que desenvolver pessoas é gratificante e nada dá mais felicidade do que ver o rosto de cada um quando ganham uma promoção ou quando conseguem atingir o objetivo que sempre desejaram.
Espero que esse artigo tenha te ajudado de alguma forma
Obrigado