Fala, pessoal.
Ao longo dos meus anos como técnico fui angariando bons feedbacks e isso me levou a uma posição de coordenação. Durante meus anos como coordenador, entendi algumas atitudes que eu sempre admirei (e que possuo algumas), e que me ajudaram a elencar a minha carreira. Antes de detalhá-las, quero te contar um segredo:
VOCÊ SEMPRE ESTÁ SENDO VISTO (para o bem ou para o mal)
Então, é importante você entender se essas soft-skills podem te ajudar no cargo que você ocupa atualmente e como elas podem te ajudar.
Vou compartilhar algumas com vocês hoje:
1 – Pro atividade:
Foi o clichê dos anos 2000 do Mercado de Trabalho, mas é um comportamento que FAZ diferença em como seus colegas te enxergam. É importante se incomodar quando algo não está andando ou alguma entrega está atrasada. Mais ainda é demonstrar esse incomodo ou pedindo ajuda ou algum tipo de orientação.
2 – Saber ser entendido
Comunicação é a chave aqui. Porém, não basta saber conversar, é importante que a mensagem seja entendida de forma clara, concisa. Um outro ponto que eu encontrei bastante durante minha jornada são profissionais que sabem MUITO bem tecnicamente do assunto, mas não conseguem explicar ou demonstrar o problema. Já conheci alguns que não conseguiram explicar a própria carreira, montar uma história que era dele mesmo. Foque nisso, é importante entender e principalmente saber se expressar bem.
3 – Ter vontade
Essa parece muito ligado à pró-atividade, mas passa longe. Quando falo de vontade, falo da verdadeira vontade de se desenvolver e aproveitar o caminho. Aprender, dia a dia, entregar os resultados. Vontade de não ficar estagnado, não fazer a mesma coisa pra sempre (não falo de profissão, mas de cargo, remuneração, crescimento).
4 – Ser espaçoso
O “ser espaçoso” é ocupar espaços. Resolver problemas em que os colegas simplesmente não olham por não serem proativos. E aquele problema que era pequeno vira uma bola de neve gigante. Mas é preciso ter cuidado com o ser espaçoso para que você não comece a fazer o trabalho do “colega” do lado. Entenda onde você está inserido e ganhe esse espaço, seja um resolvedor de problemas.
5 – Domine o técnico
Certa vez, em uma sessão de 1:1, um dos meus líderes disse pra mim que para que eu consiga crescer de forma correta eu precisaria ser uma referência pela autoridade técnica – ou seja – o melhor naquilo que o time fazia. Se eu fosse, o time pediria a minha ajuda com naturalidade, e desse ponto para chegar numa posição de liderança (era a que eu queria), seria mais fácil.
Então, caso o seu objetivo seja esse, seja o melhor técnico da sua equipe, estude, se aprimore até que venham lhe pedir ajuda para resolver problemas que seus colegas não conseguem. Entenda: não é para ter vaidade ou orgulho e sim ser solidário e ajudá-los. Mostrar que você pode somar com o seu conhecimento e que eles são mais fortes com você
Trouxe alguns comportamentos que são importantes principalmente porque a frase que Peter Drucker disse é a mais pura verdade:
As pessoas são contratadas por suas habilidades técnicas, mas são demitidas pelos seus comportamentos
É claro, falei algumas coisas tomando por liberdade que você trabalhe em um local justo, com uma cultura organizacional que consiga empreender a dinâmica correta entre os colegas, sem preferências ou vaidades orgulhosas onde compartilhar conhecimento ou se mostrar determinado seja um problema.
Espero que tenha conseguido compartilhar um pouco do que aprendi com vocês,
Obrigado