Fala pessoal, hoje trago uma indagação que acredito que valha a pena para todas as pessoas que atuam em áreas técnicas, seja em TI ou em outra “modalidade” de trabalho.
Chega um dia em nossa carreira que precisamos tomar uma decisão: nos tornar especialista em um micro assunto, ou expandir o conhecimento e entender um pouco de tudo.
Para melhorar a alusão, o generalista seria como se fosse o médico de um hospital de emergência. Você está se sentindo mal, como uma gripe. Você vai ao médico generalista, ele trata os sintomas e te encaminha ao especialista caso necessário.
Importante entender que ambas as carreiras tem a sua importância.
Na carreira de infraestrutura, principalmente em redes, os generalistas são parte fundamental de uma operação. São eles que fazem a triagem e são responsáveis por notarem pequenos desvios na rede, entender as nuances e saber quando acionar o time de especialistas. Usualmente possuem uma formação de nível “Associate” (me referindo à certificações), e resolvem incidentes e atendem requisições de baixa complexidade.
Em contrapartida, na carreira de Especialistas, tem alta cobrança por certificações, precisando cada vez mais estar atualizado com as tecnologias de mercado, atendem demandas complexas, e precisam estar em contato com o fabricante desses equipamentos. Aqui o “bicho pega”, e a pressão é alta.
A remuneração é outro ponto importante. Via de regra, os especialistas são mais bem pagos, visto que são o último cargo antes de chegarem em um nível de coordenação.
Então, planejar essa rota na sua carreira é fundamental. Não há problema em ser generalista e entender um pouco de cada tecnologia. Mas é importante que você trace sua jornada. Principalmente as tecnologias que você entende que você pode gostar mais de estudar.
Espero que esse artigo possa ter lhe ajudado de alguma forma.
Obrigado